Uma das funcionalidades que o Google Search Console (GSC) não te dá é a visualização das Titles e nem das Metas Descriptions das suas URL’s. Com a ajuda do Google Sheets (Google Planilhas), vou lhe ensinar a como Aumentar o CTR da sua página apenas alterando sua Title e a Meta Description do seu site. A atualização desses dois itens é um importante fator para o SEO e muitas vezes acabamos nos esquecendo.

Quando o site é de nicho, principalmente um e-commerce, muitos lojistas tentam ampliar a URL com mais Keywords (KW) desejando ter seu tráfego para todas as palavras-chaves da URL criada.

Mas não é isso que acontece. O Google muitas vezes não faz esta leitura que você deseja e deixa esta página Imprimindo apenas algumas keywords. Vou explicar mais abaixo.

Outro problema que ocorre frequentemente no e-commerce é que a plataforma, automaticamente, deixa o Title igual a URL do produto. Portanto, para ter um maior aproveitamento, é recomendável deixar a Title diferente da URL. Claro, cada caso é um caso, não vamos generalizar.

Para saber mais sobre o Título da página, fiz uma postagem de como otimizar a title do seu site. Vale a pena dar um olhada em algumas dicas ou apenas te lembrar de alguns detalhes importante deste poderoso item da Otimização de sites.

Diante disso, vale frisar a importância de voltar analisar o seu tráfego e otimizar seu conteúdo para a KW que esta sendo feita a leitura.

Por exemplo, você tem um produto com a URL “Tênis-Nike-Jordan-Vermelho-e-Preto-para-Basquete-de-Cano-alto”. Entretanto, ao olhar no seu GSC, você tem grande impressão de “Tênis Jordan cano alto”.

Então porque não tentar otimizar esta URL apenas para esta palavra-chave, modificando o conteúdo e a Title/Meta Description a fim de aumentar a CTR deste produto e quem sabe ganhar algumas posições.

Neste sentido você pode criar um outro Produto ou até mesmo criar uma nova sub-categoria, como “Tênis Nike Jordan”, “Tênis para Basquete” ou “Tênis Cano Alto” e tentar novas fontes de tráfego.

Para fazer uma análise do que fazer, o ideal é você acessar seu Google Search Console e ver quais são suas URL’s que mais recebem impressões e esta com CTR baixo. Após isso, entrar uma por uma e verificar quais são as KW que ela recebe.

Por isso, fiz um passo a passo de um SEO Hack para melhorar esta sua visão do seu site. Desta forma você consegue fazer alterações em massa das suas páginas e escalar seu trabalho de otimização.

Vale lembrar que esta exportação de dados PODE não conter todas as URL’s do seu site, pois sempre há alguma variação de leitura e indexação dos robôs. Mas as melhores páginas estarão lá…

 

Como exportar as URL’s do site

Passo 1 – Abra o Google Search Console

Passo 2 – Clique em Desempenho (indicado em vermelho)

abra o google search console e clique em Desempenho
Abra o Google Search Console e clique em “Desempenho”.

Passo 3 – Clique em “CTR” e “Posição” para inserir mais dados de análise

No GSC clique em CTR e Posição para inserir na tabela mais dados.
Clique em CTR e Posição para inserir na tabela mais dados.

Passo 4 – Selecione o Período (bom maior que 3 meses)

Passo 5 – Logo abaixo, clique em “Páginas” para saber as URL’s para serem trabalhas

Escolha um período e clique em "Páginas"
Escolha um período e clique em “Páginas”

Passo 6 – Clique em Exportar (ícone de um flecha para baixo)

Passo 7 – Exporte para o Google Planilhas (Google Sheets)

Exporte os dados do GSC para planilha do google.
Exportar os dados para Planilhas Google.

 

Pronto. Agora estamos com uma base de dados para começar a trabalhar.

 

Como Importar a Title e Meta Description do site

Agora com a planilha salva em seu Google Drive vamos importar a sua Meta Description e a Title para sua planilha através da fórmula Importxml. Vamos para as etapas de tratar os dados.

Passo 1 – Abra a sua planilha no Google sheets

Passo 2 – Crie uma coluna para ver seu Title Atual

Passo 3 – Crie outra coluna para ver sua Meta Description atual

Passo 4 – Na coluna Title, insira a fórmula: =IMPORTXML(A2, “//title/text()”)

Fórmula para exportar a Title do site
Fórmula para exportar a /Title

Passo 5 – Na coluna Meta Description, insira a fórmula: =IMPORTXML(A2, “//meta[@name=’description’]/@content”)

Fórmula para exportar a meta description do site
Fórmula para exportar a Meta Description

 

Passo 6 – Agora é só copiar e colar para todas as outras linhas abaixo.

Dica: Se der algum erro na fórmula, tente trocar o ponto e virgula ( ; ) por virgula ( , ).

 

Analise cada URL

O importante agora é analisar URL por URL, para saber exatamente qual você irá otimizar.

Muitas vezes, se você tem aquela página que tem um CTR muito alto, você não precisa alterar. Comece por aquelas páginas com um nível de Clique que esta baixo da média do seu site, mas que esta imprimindo bastante.

O importante é você pegar exatamente estas páginas que imprimem bastante e mal posicionadas, pois a possibilidade de você ganhar melhores posições é alta!

 

Monitorando suas Páginas

Se você não tem um software de monitoramento de posição como o SEMRush, o importante é você começar a anotar nesta planilha a posição atual daquelas keywords você alterou. Daqui alguns dias, verifique se houve alguma mudança de posição.

Dica: Já que você verificou as kw que estas páginas precisam e fez as alterações na Title ou Meta Description, aproveite para lançar estes termos no texto do seu site. Reotimize esta página, insira um novo conteúdo, melhore-a. Mas cuidado com excesso de KW repetidas, utilize as semânticas no seu texto.

Atenção: Não fique modificando sua title semanalmente, isso pode causar problemas nas suas buscas. Sempre tenha em mente: facilite o machine learning.

É muito importante o monitoramento, por isso, se alterar frequentemente as estruturas das suas páginas você não terá dados sólidos para tomar uma decisão.

Este trabalho de modificação de Title e Meta Description é muito usada pelos profissionais de SEO para melhorar o posicionamento do seu site, sem fazer muitas modificações. Agora com esta técnica de exportação de Title e Meta, fica mais rápido este trabalho.

Para complementar esta informação, tem um artigo no site da Moz que o autor Larry Kin faz uns experimentos para elevar o CTR orgânico com a ajuda de anúncios pagos. Se você ainda não tem um banco de dados para sentir como as suas URL’s estão sendo impressas, vale a pena fazer anúncios e testar qual teve maior CTR. Veja a integra do artigo: https://moz.com/blog/higher-organic-click-through-conversion-rates-rankings

Pronto. Agora você já pode começar a analisar suas páginas.

Espero que estas dicas tenha lhe ajudado!

Depois conta aqui para nós os resultados.